sábado, 15 de fevereiro de 2014

Tempo da Quaresma - Ano A - São Mateus (2013-2014)



O Tempo da Quaresma do Ano A - São Mateus (2013-2014) começa no dia 5 de março de 2014, Quarta-Feira de Cinzas, e vai até antes do início da Missa vespertina da Ceia do Senhor (exclusive), no dia 17 de abril de 2014, Quinta-Feira Santa.

No Tempo da Quaresma, a cor líturgica é roxa, podendo no Quarto Domingo (dia 30 de março) ser usada a cor roxa ou rósea. O Quarto Domingo é chamado Domingo Laetare (Alegra-te!). E a expressão laetare vem de Isaías 66, 10.

No Tempo da Quaresma, não se canta e nem se recita o Glória, bem como não se diz o Aleluia.

Quarta-feira de Cinzas é dia de abstinência e jejum. À abstinência estão obrigados os que houverem completado catorze anos de idade e vai até o fim da vida. Ao jejum estão obrigados os maiores de idade (no Brasil, 18 anos completos) e vai até os sessenta anos começados (em outras palavras, até os 59 anos completos). A respeito, pode-se ler os canônes 1249 a 1253 do Código de Direito Canônico aqui.

A Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (dia 13 de abril) e termina com o início do Domingo da Páscoa (20 de abril), compreende dias da Quaresma (até 17 de abril, Quinta-Feira Santa à tarde) e os dois primeiros dias do Tríduo Pascal, conforme Dicionário Elementar de Liturgia, de autoria do padre e liturgista José Aldazábal.

A cor litúrgica do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor é vermelha.

Dia 18 de abril, Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo (Sexta-Feira Santa) é também dia de abstinência e jejum, como estabelece o cânone n. 1251 do Código de Direito Canônico.

O Tempo da Quaresma pode ser acompanhado no Diretório da Liturgia - 2014, às páginas 66 a 87. E, no Missal Romano (tradução da 2ª edição típica para o Brasil), Próprio do Tempo, às páginas 175 a 246.

Espiritualidade. A liturgia é fonte de espiritualidade, daí se falar em espiritualidade litúrgica. Neste contexto de Tempo de Quaresma, pareceu-me interessante o que escreveu  o padre Adroaldo Palaoro, SJ, Coordenador do Centro de Espiritualidade Inaciana - CEI, clicando aqui.


Leia mais:
 
A pobreza e as misérias no centro da Mensagem para a Quaresma de 2014


Fonte da imagem:
http://www.jesuitasbrasil.com/jst/conteudo/visualiza_lo12.php?pag=;portaljesuitas;paginas;visualiza_lo12&cod=8718&secao=262

Nenhum comentário: