sábado, 8 de fevereiro de 2014

A pobreza e as misérias no centro da Mensagem para a Quaresma de 2014

A caridade, o amor é partilhar, em tudo, a sorte do amado. O amor torna semelhante, cria igualdade, abate os muros e as distâncias. Foi o que Deus fez conosco.
(Papa Francisco)


O Papa Francisco já divulgou a Mensagem para a Quaresma deste ano, incentivando os cristãos a viverem a pobreza que enriquece. A pobreza que liberta. A pobreza que enfrenta as misérias, que vai ao encontro das misérias humanas.

Penso, assim posso dizer, numa pobreza proativa para assistir os que vivem ou estão nas misérias da vida. Uma pobreza que não anda a reboque, mas que, motivada (2 Cor 8,9), toma a iniciativa para se colocar ao lado dos infortunados na promoção da vida humana.

No início da Mensagem, o Papa diz: "Como motivo inspirador tomei a seguinte frase de São Paulo: «Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza» (2 Cor 8, 9)."

Francisco procura ser didático. Distingue miséria de pobreza. Para ele: "A miséria não coincide com a pobreza; a miséria é a pobreza sem confiança, sem solidariedade, sem esperança". E o Papa distingue na miséria, três tipos: "a miséria material, a miséria moral e a miséria espiritual".

Miséria material. "A miséria material é a que habitualmente designamos por pobreza e atinge todos aqueles que vivem numa condição indigna da pessoa humana: privados dos direitos fundamentais e dos bens de primeira necessidade como o alimento, a água, as condições higiênicas, o trabalho, a possibilidade de progresso e de crescimento cultural."

Miséria moral. "Não menos preocupante é a miséria moral, que consiste em tornar-se escravo do vício e do pecado. Quantas famílias vivem na angústia, porque algum dos seus membros – frequentemente jovem – se deixou subjugar pelo álcool, pela droga, pelo jogo, pela pornografia!"

Miséria espiritual. "Esta forma de miséria [a miséria moral], que é causa também de ruína econômica, anda sempre associada com a miséria espiritual, que nos atinge quando nos afastamos de Deus e recusamos o seu amor. Se julgamos não ter necessidade de Deus, que em Cristo nos dá a mão, porque nos consideramos autossuficientes, vamos a caminho da falência. O único que verdadeiramente salva e liberta é Deus."

Isso e muito mais você encontra na Mensagem para a Quaresma de 2014, cujo texto em português pode ser lido aqui.


Fonte da imagem:
http://www.swissinfo.ch/por/internacional/Papa_aconselha_fieis_a_tocarem_a_pobreza_em_mensagem_de_Quaresma.html?cid=37881232

Nenhum comentário: