quarta-feira, 13 de março de 2013

Início da Semana Santa e do Tríduo Pascal do Ano C - Lucas (2012-2013)



A Semana Santa (também chamada a "Grande Semana" ou a "Semana da Salvação") inicia-se no dia 24 de março de 2013 (Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor) e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição do Senhor (31 de março de 2013).

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor não faz parte do Tempo da Quaresma, mas compõe a Semana Santa.

O Tríduo Pascal começa com a celebração da Missa vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa (28/3/2013), e encerra-se, fechando a Semana Santa, com as Vésperas do Domingo da Ressurreição do Senhor (31/3/2013). 

Sobre as Vésperas do Domingo da Ressurreição do Senhor, a Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas, na parte que aqui interessa, dispõe: "As Laudes do Domingo da Ressurreição são rezadas por todos. As Vésperas, convém celebrá-las em forma solene, para festejar a tarde deste dia sagrado e comemorar as aparições do Senhor aos seus discípulos. Onde existir, conserve-se religiosamente o costume tradicional de celebrar, no dia de Páscoa, as Vésperas batismais, com a procissão ao batistério acompanhada do canto dos salmos" (n. 213) - grifei.

Para o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (24/3/2013) a cor litúrgica é vermelha e toda a liturgia do próprio do tempo (ou seja, para este Domingo) está no Missal Romano (2ª edição típica, em uso no Brasil) às páginas 220 a 231.

Para Segunda, Terça e Quarta-Feiras da Semana Santa (25, 26 e 27/3/2013) a cor litúrgica é roxa e toda a liturgia do próprio do tempo está no Missal Romano às páginas 232 (Segunda-Feira), 233 (Terça-Feira) e 234 (Quarta-Feira).

Para a Quinta-Feira da Semana Santa (28/3/2013), há duas grandes celebrações. A primeira é na parte da manhã. O Bispo concelebra com o seu presbitério a Missa do Crisma. A cor litúrgica é roxa e a liturgia do próprio do tempo (Missa do Crisma) está no Missal Romano às páginas 235 a 246.

A segunda celebração vem ao cair da tarde dessa mesma Quinta-Feira Santa. Com a celebração da Missa vespertina da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal. A cor litúrgica é branca e a liturgia do próprio do tempo (Missa vespertina da Ceia do Senhor) está no Missal Romano às páginas 247 a 253.

Para a Sexta-Feira da Semana Santa (29/3/2013) a cor litúrgica é vermelha e toda a liturgia do próprio do tempo está no Missal Romano às páginas 254 a 269. Nesta Sexta-Feira é dia de abstinência e jejum. Ao término da Celebração da Paxão do Senhor (que não é celebração de Missa), todos se retiram em silêncio e o altar é oportunamente desnudado.

Para o Sábado da Semana Santa (30/3/2013) a cor litúrgica é roxa. O Missal Romano (página 269) nada registra como próprio do tempo, isto é, neste dia, nenhuma celebração litúrgica há. No Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando a sua Paixão e Morte. A Sagrada Comunhão só pode ser dada, se for como viático. O altar permanece desnudado.

Para a Vígilia Pascal (30/3/2013) a cor litúrgica é branca. A Vigília Pascal, que se celebra na noite santa deste Sábado, compõe-se de quatro partes.

Primeira parte começa com a Solene Celebração da Luz (benção do fogo e preparação do círio), Procissão e Proclamação da Páscoa. O próprio do tempo desta primeira parte está no Missal Romano, nas páginas 270 a 278.

Segunda parte compõe-se da Liturgia da Palavra, com sete leituras do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento (Epístola e Evangelho). E começa com a exortação do sacerdote (padre) dirigida ao povo (rubrica n. 22 do Missal Romano, página 279). Por razões pastorais, pode-se diminuir o número de leituras do Antigo Testamento para três ou, em situações especiais, para duas, não podendo, porém, ser omitida a leitura do Livro do Êxodo, capítulo 14.

O próprio do tempo desta segunda parte está no Missal Romano, nas páginas 279 a 283.

As leituras e os salmos estão, como se sabe, no Lecionário Dominical. O Evangelho (Lc 24, 1-12) está no Evangeliário, ou, se a comunidade não tiver este livro, usa-se o Lecionário Dominical, onde também  está o Evangelho (Lc 24, 1-12).

Terceira parte compõe-se da Liturgia Batismal e começa com a exortação do sacerdote (padre) dirigida ao povo (uma das exortações previstas na rubrica n. 38 do Missal Romano, página 283).

O próprio do tempo desta terceira parte está contemplada no Missal Romano, nas páginas 283 a 290.

Quarta Parte compõe-se da Liturgia Eucarística, com a Oração sobre as Oferendas (rubrica n. 42 do Missal Romano, página 290), Prefácio da Páscoa I (rubrica n. 41 do Missal Romano, página 421) e Oração Eucarística I ou Cânon Romano (Missal Romano, páginas 469 a 476).

O Rito da Comunhão está nas páginas 500 a 504 do Missal Romano.

Ritos Finais estão na página 505 do Missal Romano.

A Benção Solene da Vigília Pascal e dia de Páscoa está nas páginas 522 a 523 do Missal Romano (rubrica n. 6).

Os seguintes livros litúrgicos fazem-se necessários: Missal Romano (No Brasil, a 2ª edição típica em vigor), Lecionários (Dominical e Ferial ou Semanal) e Evangeliário.

Para acompanhar a Semana Santa, incluindo evidentemente o Tríduo Pascal, recomendo a consulta ao Diretório da Liturgia - 2013, às páginas 76 a 84.

Por fim, sugiro a leitura do "Pequeno Manual para a Semana Santa" - do site Presbíteros, que considero muito bom e prático, cujo texto pode ser lido clicando aqui.



Feliz e Santa Páscoa do Senhor!


Leia mais:

Semana Santa: fonte de resistência e esperança, por Pe. João Batista Libânio

O tríduo pascal


Fonte da primeira imagem:
http://diocesedeuruacu.com.br/blogparoquianossasenhoraaparecidaestreladonorte/?p=779

Fonte da segunda imagem:
http://www.acaojose.com.br/especial_tempo_pascal.asp

Nenhum comentário: