domingo, 6 de janeiro de 2013

Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo: Ano da Fé 2012-2013



O Ano da Fé está em curso. É um kairós, ou seja, é um tempo de Deus e para Deus. Ou, nas palavras de Bento XVI por ocasião do anúncio do Ano da Fé: "Será um momento de graça e compromisso para uma plena conversão a Deus, para fortalecer a nossa fé n'Ele e a anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo." Em outras palavras, é um tempo forte, de graça, na vida da Igreja - Povo de Deus.

Mas hoje queremos nos ocupar, em sintonia com o Ano da Fé, da 2ª Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo: Ano da Fé 2012-2013 Senhor, aumentai a nossa fé!, datada de 01 de outubro de 2012, do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Trata-se de relevante documento para a vida dos cristãos católicos da Arquidiocese de São Paulo. A Carta Pastoral compõe-se de uma introdução, onde se lê: "O Ano da Fé é, pois, um "tempo favorável" para renovar o conhecimento e apreço pela fé que recebemos, e para a professarmos com firmeza e alegria. Desejo, com esta Carta Pastoral, oferecer a todos os filhos e filhas da amada Arquidiocese de São Paulo uma reflexão motivadora e, ao mesmo tempo, as necessárias orientações para a vivência do Ano da Fé em nossa Comunidade Eclesial Metropolitana, colocada sob o patrocínio do Apóstolo São Paulo, grande missionário, mestre e testemunha da fé!"

E continuando, a Carta compõe-se de vários de títulos, sempre ligados ao tema da fé, extraídos de passagens do Novo Testamento. O penúltimo título - 11. "Senhor, aumentai a nossa fé!" (Lc 17, 5). O Ano da Fé - divide-se em subtítulos de natureza prática:
11.1. Ações destacadas durante o Ano da Fé
11.2. A fé celebrada na Liturgia
11.3. Ano da Fé e Catecismo da Igreja Católica.

Por fim, à Carta Pastoral vêm acrescentadas a Profissão da Fé no Ano da Fé e a Oração a São Paulo Apóstolo Patrono da Arquidiocese de São Paulo.

A Carta é de fácil leitura, instrutiva e formadora, colocando a leitora ou leitor em contato com os fundamentos bíblicos, incitando-a (o) a instruir-se e a vivenciar, sem pudor, a sua fé.

A Carta Pastoral teve ampla divulgação, com exemplares distribuídos aos paroquianos e interessados. Pode ser lida em seu inteiro teor (e-book) abaixo.



Fonte da imagem:
http://arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=node/185010

Nenhum comentário: