sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Diretório da Liturgia - 2013



O novo Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil para o ano de 2013 já se encontra à venda nas livrarias católicas, podendo ser adquirido diretamente nas Edições CNBB.

Ano litúrgico da Igreja não é igual ao ano civil. O novo Ano Litúgico, chamado Ano "C" (Lucas), começará com as Vésperas (tarde de sábado do dia 1º/12/12) do Primeiro Domingo do Advento (que cai no dia 2 de dezembro de 2012), e terminará antes das Vésperas (antes da tarde de sábado do dia 30/11/13) do Primeiro Domingo do Advento do Ano Litúrgico "A" - Mateus (que cairá no dia 1º de dezembro de 2013).

Como se vê, o Ano Litúrgico "C" (Lucas) tem todo o Tempo de Advento, Natal e parte do Tempo Natalino ainda regulados pelo Diretório da Liturgia - 2012.

O ano civil, é claro, começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. São fixas as datas de início e de término, ao passo que no ano litúrgico a data inicial e a data de término são variáveis.

Mais coerente com o calendário litúrgico, seria melhor que o Diretório da Liturgia regulasse, por inteiro, em um só volume, o Ano Litúrgico desde o seu início até o seu término.

Cuida-se de livro importante para a vida da Igreja no Brasil, desde capelas, paróquias, catedrais até pessoas comuns do povo interessadas na orientação diária quanto à liturgia das horas e da própria liturgia eucarística.

A apresentação do Diretório da Liturgia é feita por Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário Geral da CNBB.


Fonte da imagem:
http://www.edicoescnbb.com.br/loja/produto-302647-1851-diretorio_da_liturgia_2013_brochura

Nenhum comentário: