segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Missa não é opereta - Padre Zezinho



"Nas missas sérias" - diz o Padre Zezinho. A expressão é forte, mas é uma realidade diante de certas coisas que se vêem por aí.

Pois bem, como ia dizendo: "Nas missas sérias e com unção ninguém fica passando à  frente do altar ou atrás do altar, ministro não fica mexendo no altar enquanto o padre prega, padre não exagera nas vestes, não berra, não grita, não dá show de presença, tudo é feito com muita seriedade e decoro. O padre até se destaca pela seriedade. Celebra-se, dentro das nuances permitidas, o mesmo ato teológico com implicações sociais que se celebra no mundo inteiro. Todos aparecem e ninguém se destaca."

O artigo do Padre Zezinho sob o título "Missa não é opereta", que neste dia 16 está completando dois anos da sua publicacão na Paulinas Online, continua sendo atual e merece ser lido ou relido.

As coisas que deram ensejo ao artigo estão por aí, e se medem pelo ibope. Por isso, a missa opereta "privilegia mais a canção do que os textos do dia", o "somzão", as "inserções de exorcismos", "oração em línguas e outros adendos"; "as canções duram 50 minutos e as palavras da missa 12 ou 15, o sermão do padre 25..."

É isso aí!

A todos aqueles que atuam nas equipes de celebração e a todos os interessados em conhecer o que seja a missa, recomendo a leitura ou releitura do artigo.

Acima, o Papa Bento XVI celebrando a Eucaristia "dentro das nuances permitidas" e ele "se destaca pela seriedade" que o momento litúrgico exige.

O artigo "Missa não é opereta" pode ser conferido aqui.


Fonte da imagem:
http://ideeanunciai.wordpress.com/tag/missa/

Nenhum comentário: