segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Início do Tempo Comum - 1ª e 2ª fases



O atual Ano Litúrgico da Igreja é o Ano B - São Marcos.

Tempus per annum (tempo durante o ano, tempo ao longo do ano), chamado Tempo Comum-TC, ou Tempo Ordinário, tem duas fases. 

A primeira fase inicia-se depois da festa do Batismo do Senhor. Portanto, a primeira fase do Tempo Comum começa no dia 9 de janeiro de 2012, segunda-feira, e prossegue até a terça-feira inclusive que antecede a Quarta-Feira de Cinzas (quando se inicia o Tempo da Quaresma).

No Brasil, em razão da celebração da Epifania ser celebrada no domingo (dia 8 de janeiro), a festa do Batismo do Senhor celebra-se na segunda-feira imediatamente seguinte àquele domingo. Portanto, para a Igreja no Brasil a primeira fase do Tempo Comum começa no dia 10 de janeiro de 2012, terça-feira, e prossegue até a terça-feira inclusive que antecede a Quarta-Feira de Cinzas (quando se inicia o Tempo da Quaresma).

Por conseguinte, a primeira fase do Tempo Comum que começa no dia 9 de janeiro de 2012, segunda-feira (no Brasil, começa no dia 10 de janeiro de 2012, terça-feira) vai até o dia 21 de abril de 2012, terça-feira, inclusive (7ª semana do TC).

A segunda fase do Tempo Comum, que é uma continuação do TC, recomeça na segunda-feira imediatamente seguinte ao Domingo de Pentecostes. Como o Domingo de Pentecostes será no dia 27 de maio de 2012, a segunda-fase do Tempo Comum recomeça no dia 28 de maio de 2012, segunda-feira (8ª Semana do TC) e vai até o dia 1º de dezembro de 2012, sábado (34ª Semana do TC). A celebração do 1º Domingo do Advento (2 de dezembro de 2012) começa com as vésperas do mencionado sábado (vésperas do dia precedente), que marca o inicio do novo Ano Litúrgico - Ano C - São Lucas. 

O Tempo Comum é importante. Primeiramente porque sem ele não haveria os tempos chamados fortes - Quaresma e Advento. Segundo, porque é um tempo de ação. É o tempo em que Jesus começou publicamente seu trabalho de anúncio do Reino de Deus.


Fonte da imagem:
http://padrelucimar.com/23%C2%BA-domingo-do-tempo-comum-portesp/

Nenhum comentário: