quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Jornada Mundial da Juventude - 2011



Capitaneada por Bento XVI, de 18 a 21 de agosto de 2011, foi realizada em Madri (Espanha) a XXVI Jornada Mundial da Juventude - JMJ 2011 Madri, cujo tema foi: "Enraizados e edificados n'Ele...firmes na fé" (cf. Cl 2,7).

Bem sabemos que a Jornada Mundial da Juventude foi idealizada pelo Papa João Paulo II, e a I Jornada Mundial da Juventude aconteceu em 1986, em Roma, cujo tema foi "Sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que lhes pede a razão da vossa esperança" (1Pd 3,15).

Se a razão da nossa esperança devemos dá-la a quem no-la pede, é porque, enraizados e edificados em Cristo, somos firmes na fé, ou fomos tocados pela experiência de Deus em momentos de nossas vidas. Daí, vê-se a proximidade dos temas da I Jornada e da XXVI Jornada.

Há uma continuidade entre as Jornadas. Isso sugere que o espírito que norteia cada Jornada não se esgota naqueles poucos dias de concentração, mas ele passa a fazer parte da vida da/o jovem (e por que não de todos os cristãos?) a todo tempo, ou, como queiram, de uma Jornada a outra, sem descontinuidade.

Nesse sentido, o contínuo crescimento na adesão a Cristo e seu Evangelho tende ao amadurecimento da vivência amorosa da fé e à celebração, em comunidade, dos mistérios dessa mesma fé, para, por Cristo e no Espírito Santo, louvar e agradecer ao Pai. Em assim sendo, as Jornadas geram frutos. E isso é muito bom.

E, agora, Rio de Janeiro, para a JMJ 2013, que se realizará entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, com o tema: "Ide e fazei discípulos todos os povos" (Mt 28,19).



Fonte da primeira imagem:
http://www.analisisdigital.org/2011/08/16/el-cardenal-rouco-hemos-tratado-de-preparar-la-jmj-como-una-ocasion-de-vivir-mas-a-fondo-lo-esencial-de-la-fe/


Fonte da segunda imagem:
http://paroquiasaofranciscoguara.wordpress.com/2011/08/25/o-papa-anuncia-que-a-proxima-jmj-sera-em-2013-no-rio-de-janeiro/

Nenhum comentário: