segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Caritas in Veritate



A Carta Encíclica do Papa Bento XVI, sob o título "Caritas in Veritate sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade", em tradução para o vernáculo, já se encontra à disposição de todos no Brasil.

Edição conjunta da Editora Paulus e das Edições Loyola, com 88 páginas, a Encíclica tem o seguinte sumário: Introdução (páginas 7-13), Capítulo I A mensagem da Populorum Progressio (páginas14-23), Capítulo II O desenvolvimento humano em nosso tempo (páginas 24-38), Capítulo III Fraternidade, desenvolvimento econômico e sociedade civil (páginas 39-50), Capítulo IV Desenvolvimento dos povos, direitos e deveres, ambiente (páginas 51-62), Capítulo V A colaboração da família humana (páginas 63-77), Capítulo VI O desenvolvimento dos povos e a técnica (páginas 78-85) e Conclusão (páginas 86-88).

"Ubi societas, ibi ius: cada sociedade elabora um sistema próprio de justiça. A caridade supera a justiça, porque amar é dar, oferecer ao outro do que é "meu"; mas nunca existe sem a justiça, que induz a dar ao outro o que é "dele", o que lhe pertence em razão do seu ser e do seu agir. Não posso "dar" ao outro do que é meu, sem antes lhe ter dado aquilo que lhe compete por justiça. Quem ama os outros com caridade é, antes de mais nada, justo para com eles. A justiça não só não é alheia à caridade, não só não é um caminho alternativo ou paralelo à caridade, mas é "inseparável da caridade", é-lhe intrínseca. A justiça é o primeiro caminho da caridade ou, como chegou a dizer Paulo VI, "a medida mínima" dela; parte integrante daquele amor "por ações e em verdade" (1Jo 3,18) a que nos exorta o apóstolo João" (n. 6, pág. 10).

Esse e outros pensamentos do Papa poderão, com proveito, serem lidos na Caritas in Veritate.


Leia mais:



Fonte da imagem:
http://www.paulus.com.br/lojavirtual/secoes/detalhamento.php?id=2628&produto=Livros&cat_produto=produtos_livros&produto_dir=livros&categoria=Espiritualidade&id_cat=3#

Nenhum comentário: