sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Missal Romano e Lecionário: princípios e normas



A instrução ao Missal e a introdução ao Lecionário são também designadas pela palavra praenotanda, ordinariamente usada nos documentos oficiais da Igreja, escritos em latim. Praenotanda designa, de forma abrangente, introdução ou princípios e normas, que são previamente impressas nos livros litúrgicos a que se referem, isto é, vêm logo no início dos respectivos livros litúrgicos.

Em verdade, o livro ora publicado, com 264 páginas, traz três textos oficiais: a Instrução Geral do Missal Romano, conhecida pela sigla IGMR (páginas 17-155), as Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral (páginas 157-182) e a Introdução ao Lecionário da Missa (páginas 183-263).

A Instrução Geral do Missal Romano, corresponde à terceira edição típica, onde foram introduzidas algumas variações, como mencionado no Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, datado de 20 de abril de 2000.

A Introdução ao Lecionário da Missa, que corresponde à segunda edição típica, foi aprovada pelo Decreto da Sagrada Congregação para os Sacramentos e o Culto Divino (hoje Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos), datado de 21 de janeiro de 1981.

Os três textos são importantes para a compreensão e a vivência da liturgia eucarística. São instrutivos.


Leia mais:



Fonte da imagem:
http://www.edicoescnbb.com.br/site/product_info.php?products_id=92&osCsid=bidunbc0ka720p63e5uk2prb72

Nenhum comentário: