quinta-feira, 24 de julho de 2008

JMJ-2008: deixar-se plasmar pelo Espírito Santo



O tema da XXIII Jornada Mundial da Juventude - JMJ-2008, foi: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (Act 1, 8) [1]. A centralidade da Jornada foi o Espírito Santo.

O Espírito Santo tem sido a pessoa trinitária um tanto desconhecida. As celebrações da XXIII Jornada Mundial da Juventude, em Sidney (Austrália), foram para o Papa os momentos propícios para suas catequeses acerca do Espírito Santo.

Os primeiros contornos a respeito do tema da JMJ-2008 já foram pincelados na mensagem do Papa Bento XVI em 20 de julho de 2007.

A arrancada das catequeses sobre o Espírito Santo iniciou-se, de forma direta, com as mensagens de texto (SMS) para telefones celulares (dos jovens da JMJ), entre os dias 15 e 17/7. Leia mais aqui.

As catequeses tiveram seguimento com o discurso do Papa na festa de acolhimento dos jovens, no Cais de Barangaroo de Sidney, no dia 17 de julho de 2008 (quinta-feira). Bento XVI lembrou aos jovens que: "Cristo oferece mais... antes, oferece tudo!" E escolheu o Batismo como ponto introdutório à explanação sobre o Espírito Santo. "No dia do Batismo, Deus introduziu-vos na sua santidade (cf. 2 Ped 1, 4). Adotados como filhos e filhas do Pai, fostes incorporados em Cristo. Tornaste-vos morada do seu Espírito (cf. 1 Cor 6, 19)". Leia mais aqui.

Na Vigília com os Jovens, no sábado, dia 19 de julho de 2008, o Papa discursa para eles. Agora, a catequese indaga o "como" tornar-se testemunha, em fidelidade ao Batismo. Ah! diz o Papa: "Precisamos de conhecer a pessoa do Espírito Santo e a sua presença vivificante na nossa vida". O Espírito Santo é a matéria prima deste segundo contato direto com os jovens. Santo Agostinho, de quem Bento XVI é exímio conhecedor, é seu escudeiro para melhor fazer chegar aos jovens a compreensão da pessoa do Espírito Santo. Leia mais aqui.

Na homilia da Celebração Eucarística do Domingo, dia 20 de julho de 2008, Bento XVI convoca os jovens à abertura dos seus corações "ao poder do Espírito de Cristo e à riqueza dos seus dons".

"Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós" (Act 1, 8), assim inicia Bento XVI a sua homilia.

O Papa prossegue dizendo: "Estas palavras do Senhor ressuscitado revestem-se de significado particular para os jovens que vão ser confirmados, marcados com o dom do Espírito Santo, durante esta Santa Missa. Mas, tais palavras são dirigidas também a cada um de nós, isto é, a todos aqueles que receberam o dom do Espírito de reconciliação e da nova vida no Baptismo, que O acolheram nos seus corações como força e guia na Confirmação e que crescem diariamente nos seus dons de graça por meio da Sagrada Eucaristia. De facto, em cada Missa o Espírito Santo, invocado na oração solene da Igreja, desce novamente não só para transformar os nossos dons do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Senhor, mas também para transformar as nossas vidas fazendo de nós, com a sua força, "um só corpo e um só espírito em Cristo"."

Tomei a liberdade de reproduzir esse trecho da homilia, porque ele marca os momentos, ou melhor, o Papa exemplifica, para a situação, alguns sacramentos que são fontes privilegiadas da presença e da força do Espírito Santo. Leia mais aqui.



Leia mais:




Fonte da primeira imagem:
http://www.news.com.au/dailytelegraph/index/0,,5016672,00.html

Fonte das segunda, terceira e quinta imagens:
http://www.radiovaticana.org/por/index.asp

Fonte da quarta imagem:
http://ocontornodasombra.blogspot.com/

Nenhum comentário: